top of page

Dia dos animais: veterinária explica benefícios de adotar um animal de estimação

Redução de estresse, aumento de atividades físicas, melhora do humor e das habilidades sociais estão entre os benefícios de se adotar animais de estimação, conforme explica a médica veterinária Edilaine Sarlo Fernandes. Aliás, nesta terça (4/10), é Dia Mundial dos Animais, uma data que traz sensibilização para o bem-estar dos animais.

A data foi escolhida durante uma convenção de ecologistas, no ano de 1931, na cidade francesa de Florença, por ser o dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais.

Segundo a veterinária, os estudos comprovam, por exemplo, que crianças que convivem com animais, especialmente gatos, têm menos chances de desenvolver asma.



Pensa em adotar um bichinho de estimação? A médica veterinária orienta sempre pesquisar a procedência dos animais e da instituição.

Também verificar se estão vacinados, vermifugados e, no caso dos felinos, se foram testados para Fiv e FeLV - que são doenças infectocontagiosas.

Por fim, antes de adquirir um pet, Edilaine aconselha que o tutor analise quais os cuidados necessários, espaço e tempo que ele pode oferecer a este animal, até mesmo para decidir qual espécie e porte mais adequado, dadas as condições.

Além de se preparar financeiramente para aplicação de vacinas, alimentação e manejo do bichinho. E lembra: “Não podemos esquecer de que é uma vida e, eventualmente, pode adoecer. Se ele adoece, vai necessitar de cuidados médicos veterinários, que geram custos atrelados aos procedimentos”.



A maquiadora e manicure Jessica Alves, 32, adotou sua cachorrinha de 7 anos, Bella, em julho de 2016, através de uma feirinha de adoção do Abrigo Flora e Fauna. Ela conta que o processo de adoção foi tranquilo: “Preenchi todos os requisitos, assinei um termo de responsabilidade e trouxe a princesa para casa. Bella foi uma das melhores coisas que já me aconteceu, ela é minha alegria diária”. Nas fotos, Bella antes e depois da adoção. Um caminho para adoção é o Abrigo Fauna e Flora, organização não-governamental no Gama que cuida de animais. A entidade explica que a adoção de animais deve ser consciente e responsável. Confira os requisitos e os cuidados necessários aqui.

bottom of page